Factos Sobre Lisboa Que Provavelmente Nunca Conheceu

azulejos de lisboa

Como berço da música do fado e das suas ruas de paralelepípedos coloridas, Lisboa tem uma infinidade de segredos e curiosidades que a maioria das pessoas acaba por não conhecer.

Fado de Lisboa
Fado Vadio

Mas vamos dar uma vista de olhos a algumas curiosidades.

A Cidade Mais Antiga Da Europa Ocidental

Lisboa é a cidade mais antiga da Europa Ocidental. Na verdade, apenas Atenas é considerada mais antiga se olhar-se para a Europa como um todo. Lisboa foi fundada pelos fenícios em 1200 aC, povo de marinheiros e mercadores. A localização no rio Tejo e na costa atlântica era aparentemente boa demais para se perder. Uma das teorias sobre o surgimento do nome Lisboa é que este provenha da pronúncia fenícia “Allis Ubbo“, que significa “Porto Seguro”.

Lisboa Nem Sempre Foi A Capital De Portugal

O Património Mundial da UNESCO considerou Guimarães como a primeira capital de Portugal, designada no século XII, sendo igualmente apelidada de ‘terra natal de Portugal’.

Guimarães foi de igual forma onde nasceu o primeiro rei do país. Encontra-se localizada relativamente a pouca distância do Porto e é uma excelente cidade para uma escapadela de fim-de-semana, repleta de edifícios antigos como o Castelo de Guimarães do séc. X, igrejas medievais, entre outros.

Coimbra Tornou-Se A Segunda Capital Do País

Sabia que Coimbra tornou-se a segunda capital do país e assim permaneceu durante um século antes de o título ser transferido para Lisboa.

Isto porque Lisboa voltou a perder esse título periodicamente no século 19, quando as Guerras Napoleónicas fizeram com que a realeza portuguesa fugisse para o Brasil.

A Torre De Belém Já Foi Uma Prisão

A bela Torre de Belém é um dos marcos e maravilhas arquitetónicas a não perder ao visitar a cidade de Lisboa. Foi construída durante a Idade dos Descobrimentos como uma fortificação militar, mas muitas pessoas não sabem que, durante as Guerras Liberais do século XIX, foi usada como uma prisão política.

Os Lisboetas Têm Dois Apelidos: ‘Lisboetas’ E ‘Alfacinhas’

Ou seja, a maioria das pessoas sabe que os lisboetas são designados por ‘Lisboetas’, mas muitos não conhecem o segundo apelido: ‘Alfacinhas’ e o motivo. E isto porque a alface é a palavra portuguesa para alface, e alfacinha expressa uma ‘alface pequena’; acredita-se que o apelido tenha tido origem numa época em que os residentes não teriam muito para comer, para além de vegetais e alfaces preferidas.

Lisboa É Uma Cidade De Oito Colinas, Não Sete

A ideia de uma cidade sobre sete colinas, como Roma, é certamente romântica e talvez seja por essa razão que esta descrição de Lisboa lhe é conferida. A referência original surgiu de um livro designado “O Livro das Grandezas de Lisboa”, onde o autor enumerou sete belos morros, mas não fez referência ao mais alto de todos – o monte da Graça onde o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen oferece uma das mais belas vistas panorâmicas sobre a cidade, de frente para o rio, castelo e ponte.

Ruas A Preto E Branco – Lisboa

Muitas ruas e praças de Lisboa são ladrilhadas a preto e branco. Diz-se que isto tem as suas origens em São Vicente, ou seja, o branco é representado pela roupa dos cruzados, enquanto o preto era a cor preferida de São Vicente.

Museu Dos Azulejos – Lisboa

Os azulejos são há séculos o ponto-chave do design em Portugal, e Lisboa não fica atrás.

Lisboa apresenta azulejos em casas particulares, arte de rua e até igrejas. 

Por isso, para além de uma vasta coleção de azulejos – especialmente os de mosaico azul – o Museu do Azulejo tem um restaurante e uma esplanada perfeitos para passar algum tempo.

A Ponte Vasco Da Gama É A Maior Ponte Da Europa

A ponte Vasco da Gama é a maior ponte da Europa com mais de 18 km. Facto relacionado: o Guinness Book Of Records escreveu sobre um jantar que contou com 15.000 pessoas. E onde ocorreu esse jantar? Pois está claro, na Ponte Vasco da Gama, aquando da sua inauguração em 1998.

Canteiro De Obras De Longa Duração

Um outro recorde mundial do Guinness em Lisboa é a Igreja de Santa Engrácia (hoje Panteão Nacional).

É considerada a igreja com o maior tempo entre o início e a conclusão das suas obras. O trabalho começou em 1681 e só foi concluído em 1966. É óbvio que todos os tipos de coisas aconteceram durante os anos seguintes, desde maldições, arquitetos mortos e outras prioridades que quase tornaram uma construção sem fim.

14 Milhões De Benfiquistas

Como já se verificou, o Guinness não se cansa nem se esquece de Lisboa: o clube de futebol SL Benfica tem o maior clube de fãs do mundo. O número de fãs oficiais é estimado em mais de 14 milhões. Destes 14 milhões, 170 mil são oficialmente reconhecidos como Sócios.

Importação De Cerveja Guinness De Dublin

Não encontrará este facto no Guinness Book of World Records, mas na verdade Lisboa foi a primeira cidade do mundo a importar cerveja Guinness de Dublin. Contudo, existem ainda outros documentos que lhe fazem referência e que foram embarcadas para Lisboa em 1811.

Lisboa – O Grande Terramoto De 1755

No início da manhã de 1 de novembro de 1755, Lisboa foi atingida por um grande terramoto. Uma grande parte da cidade foi destruída por esse mesmo terramoto, com uma magnitude de 9 na escala de Richter. As estimativas de vítimas em Lisboa variaram entre 10.000 e 100.000.

Oceanário De Lisboa

O oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários do mundo. A grande bacia tem mais de 5 milhões de água. O tanque tem 6 metros de profundidade e um diâmetro de aproximadamente 30 metros. 

As espécies e o colorido que a fauna marítima proporciona é sem dúvida algo digno de se ver. Definitivamente não deve deixar de visitar o oceanário de Lisboa.

Galerias Romanas – Lisboa

Sob as ruas de Lisboa encontra-se uma genuína cidade romana com 2000 anos – as Galerias Romanas que apresentam corredores, pontes e quartos. 

Após o terramoto de 1755, isso veio à tona durante as obras ali executadas. E não vai acreditar de como a entrada é realizada no local: através de uma pequena portinhola quadrada de metal no meio da rua! Infelizmente, nem sempre pode ser objeto de visita, já que só pode ser visitada em alguns dias por ano.

Feira Da Ladra em Lisboa

Se é fã de vintage e / ou está à procura de uma pechincha, vá à Feira da Ladra. Traduzido como Mercado dos Ladrões, é o maior mercado da ladra de Lisboa. Muitos se aglomeram no local pela oportunidade de voltar para casa com uma antiguidade rara ou uma roupa completamente nova.

E já agora, ao longo do caminho, faça um pouco de turismo na Igreja de Santa Engrácia, Panteão Nacional e Santa Apolónia. Esta é uma das zonas mais esquecidas de Lisboa.

Lisboa Com Uma Das Mais Pequenas Livrarias Do Mundo

Portugal tem uma merecida reputação de sonho do leitor ávido e é o lar de muitos tesouros literários, incluindo a livraria mais antiga do mundo, uma das mais belas bibliotecas do mundo e uma das mais belas livrarias do mundo. O que as pessoas podem não saber é que também é a casa de uma das menores livrarias do mundo.

Situada a poucos metros das Escadinhas de São Cristóvão, na divisão da Baixa com Alfama, vale a pena visitar este local. Contudo, poderá ter de esperar pela sua vez, isto é, que o espaço se esvazie, dado que a loja tem o tamanho de um armário (mas encontra-se repleta de obras literárias com cerca de 4.000 livros).

O Melhor Miradouro De Lisboa

Lisboa é a cidade dos miradouros. Com frequência os visitantes acabam por seguir qualquer sinal com a palavra miradouro. De qualquer forma, isso leva sempre os visitantes a um local espetacular e a uma experiência romântica.

Todavia, o melhor miradouro de Lisboa é um dos mais esquecidos: o Miradouro da Nossa Senhora do Monte. Na verdade, torna-se um pouco mais difícil de alcançar – mas vale totalmente a pena. Contemplar a deslumbrante vista panorâmica é uma das melhores memórias que terá de Lisboa. Pode observar-se um pouco de tudo – o castelo, a zona da Baixa, o rio e quase todos os outros miradouros.

O Jardim Do Torei em Lisboa

Mesmo numa cidade com poucos espaços verdes, todas as atenções parecem estar voltadas para o Parque Eduardo VII.

Um pouco mais abaixo e espalhando-se por uma das colinas de Lisboa, o jardim do Torei é um local adorável que acaba muitas vezes por ser esquecido por viajantes e habitantes locais. 

Este lugar é a definição de beleza escondida numa área tranquila e isolada da cidade. Situado junto ao Funicular da Lavra – o teleférico menos visitado de Lisboa – é um excelente local para se sentar e desfrutar da sombra num dia quente de verão.

Lisboa – Lar De Uma Das Receitas Mais Secretas Do Mundo

Os famosos pastéis de nata, apreciados pelos habitantes locais e turistas pela sua crosta escamosa e recheio cremoso e doce de ovos, colocaram Lisboa nos mapas dos amantes de sobremesas.

Apesar de serem feitos em todo o país e encontrados em quase todas as pastelarias, muito poucas pessoas no mundo conhecem efetivamente a receita original: a mesma que se vende em Belém nos Pasteis de Belém.

E Onde Ouvir O Famoso Fado Em Lisboa De Graça?

Algumas sugestões:

  • O Povo: este restaurante apresenta com frequência espetáculos de fado com jovens cantores e músicos. O espetáculo em si é gratuito, mas poderá desfrutar de um jantar completo de petiscos;
  • Tasca do Chico: trata-se de uma tasca popular com charme e com shows de fado ao vivo às segundas e quartas-feiras. Sem admissão ou taxas envolvidas, a menos que queira desfrutar de um acompanhamento simples;
  • Museu do Fado: aos fins-de-semana o Museu do Fado acolhe um pequeno espetáculo de fado. O preço está incluído no bilhete do ingresso.